Pular para o conteúdo principal

Mestra!


EU MESTRA!!!!!  


Defendi a minha dissertação de mestrado no dia 5 de abril na Universidade Federal de Santa Maria. Um sonho concretizado meu! Nas vésperas da defesa estava muito tensa, cheguei a ter virose e asma, mas enfim na minha apresentação eu estive bem tranquila e confiante. Foram dois anos de pesquisa, muitos aprendizados, muitas leituras, novos conhecimentos, novas amizades, viagens aos congressos, artigos publicados, trabalhos apresentados, aulas, enfim tudo isso me marcou e trouxe caminhos à minha pesquisa. Deixei a minha filha pequena com meus pais para viajar a Santa Maria todas as semanas por 12 horas ida e volta, deixei de fazer muitas coisas para estar nas pesquisas e deixei de ir aos eventos importantes da comunidade surda e os da família também, mas tudo valeu a pena, é fantástico me ver professora com mestrado. É fantástico mesmo, primeira surda da minha região a ter mestrado, sim a primeira, me orgulho disso, isso mostra que os outros surdos podem seguir também. Um investimento à minha carreira. Realizei a dissertação pensando em contribuir as futuras pesquisas e deixar alguma referência, fazer o mestrado foi uma vontade minha de pesquisar os efeitos dos movimentos surdos na contemporaneidade articulado com a educação de surdos e isso é muito presente na minha vida porque cresci participando os movimentos surdos, eu sempre estou na frente dos movimentos surdos em busca as melhorias à Educação de Surdos. Realmente a pesquisa foi muito prazerosa, tive oportunidade de misturar o meu ser na pesquisa. Tive uma orientadora maravilhosa que me deu toda confiança e sempre esteve ao meu lado e me orientou o melhor possível. “Movimentos Surdos e Educação: Negociação com a Cultura Surda” o tema da dissertação que mostra sobre os movimentos surdos que lutaram pela Educação de Surdos nos últimos anos e as estratégicas que usaram os movimentos surdos. Não posso deixar de dizer que tudo isso se deve à minha família, aos professores dos tempos da escola, à orientadora e é claro à mim e da minha "tesão" de estudar e pesquisar.  Daqui uns dois meses, a minha dissertação estará publicada na internet e vocês podem ler!  Na semana que vem vou postar aqui a noticia principal dessa semana, foi aberta mais uma escola bilíngue para Surdos no Brasil, em Rondônia, mais um efeito do movimento surdo. Avante povo surdo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM 2017

Genteeeeeeeee!!!! Viram o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio ENEM???? Eu AMEIIIIIIII!!!!!!!   No dia 5 de novembro de 2017 certamente ficará para história!!! Uma data histórica para Comunidade Surda, principalmente para área de Língua Brasileira de Sinais – Libras e Educação de Surdos. Houve a primeira prova em Libras aos candidatos surdos do ENEM e o tema da redação foi sobre a educação de surdos, foi o que mais gerou repercussão ao todo país brasileiro. Vale relembrar que Libras é língua oficial da Comunidade Surda pela lei número 10.436 no ano de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 no ano de 2005. Libras é primeira língua dos surdos sinalizados, já que existe surdos oralizados e implantados. Desde ano 2011 a Educação de Surdos vem lutando pelo ENEM em Libras, a prova traduzida de português para Libras através pelos vídeos e uma correção especial das redações dos surdos quem têm a Língua Portuguesa como segunda língua. E este ano tivemos ENEM e

LEGENDA NACIONAL EM GRAMADO 2014

LEGENDA NACIONAL EM GRAMADO DIA? 16 de agosto  ONDE? Em Gramado, no Teatro Elisabeth Rosenfeld HORA? 14hs a 18hs Maiores informações no vídeo. 

ESCOLA BILINGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO.

As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida. Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue  Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação. Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes que tinham bom conhec