Pular para o conteúdo principal

Um pouco sobre mim/Primeiro "post"

Marcelo Pedrosa e Carilissa Dall´Alba (crédito: Diogo Madeira)

Estou criando um blog para vocês poderem acompanhar os eventos da comunidade surda, além de acompanhar também poderá servir um aprendizado para alguém novo da comunidade surda e também vou escrever sobre cultura surda, comunidade surda, estudos surdos e também um pouco de minha vida. Apresento-me, meu nome é Carilissa (o meu nome é uma homenagem aos meus avôs) e o meu sobrenome é Dall´Alba (italiano), sou conhecida mais pelo apelido, Lissa, dado pelos meus queridos amigos. Na família, sou chamada de Nenê, Gugu, Tatá enfim sou só uma Carilissa uma mulher que eu considero de fibra, batalhadora e apaixonada pela vida. Sou Gaúcha de Caxias do Sul, cidade serrana do estado de Rio Grande do Sul como é tão bom ser Gaúcha ainda mais ser Brasileira, o País qual é tanto comentado pela sua simpatia. Nasci para ser surda, isso sim, aos 14 anos me ingressei o mundo liderança surda começando fazer a parte da diretoria do Grêmio Estudantil logo depois fui encarregada para preparar a formatura do ensino fundamental e do médio também, foi prazeroso ver que deu tudo certo e perfeito daí nunca mais parei de fazer parte da liderança surda do meu estado e do país também. Aqui vou postar as minhas participações na liderança surda... Logo vou avisando, a Língua de Sinais é minha primeira língua, portanto se eu escrever errado em Português espero que me compreendam. A primeira postagem que farei aqui, é sobre a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona!", é uma campanha que luta pra a colocação de legendas nos filmes nacionais. Por exemplo aqui no Brasil, estreia um filme Brasileiro no cinema somente dublado e os surdos vão poder acompanhar?! Claro que não, por isso estamos aqui com a campanha desde 2005, idealizada por Marcelo Pedrosa de Recife/PE, o estado de Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a participar e coordenada por mim, não faço o trabalho sozinha sim junto com muitos surdos e ouvintes daqui, a união faz força! A maior manifestação da campanha acontece em Gramado no festival de cinema, no mês de Agosto e este ano será quinta edição, a data será divulgada nos próximos meses.

Comentários

  1. Adorei! Conheço muito bem minha amiga desde infância conheço como ela é sempre foi lutadora!!
    Vamos pensa sobre legenda nacional quem já participou campainha em Gramado faz por aí 5 anos.. bom percebeu até hoje os filmes brasileiros ainda falta coloca legenda... como pode assim é nosso país devemos pensa outro jeito mais forte campainha faz um jeito melhor nosso país Brasil. Jaqueline Zanchin (Caxias do Sul/RS)

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo post e parabéns pela iniciativa. Com certeza que a partir de agora irei acompanhar seu blog.

    Beijos. Amo-te.
    Lawrence.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa, Carilissa! A inauguração do seu blog e o seu post falando da sua trajetória pessoal se tornaram uma harmonia rica. Parabéns mais uma vez!

    Beijos,
    Diogo Madeira.

    ResponderExcluir
  4. Parabens,pela lutadora para sempre,que hoje os filmes brasileiros ainda falta coloca legenda, Vamos lutar e melhor pra futuro e legenda e todos brasileiros.....
    abraços
    Rogério Demari

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM 2017

Genteeeeeeeee!!!! Viram o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio ENEM???? Eu AMEIIIIIIII!!!!!!!   No dia 5 de novembro de 2017 certamente ficará para história!!! Uma data histórica para Comunidade Surda, principalmente para área de Língua Brasileira de Sinais – Libras e Educação de Surdos. Houve a primeira prova em Libras aos candidatos surdos do ENEM e o tema da redação foi sobre a educação de surdos, foi o que mais gerou repercussão ao todo país brasileiro. Vale relembrar que Libras é língua oficial da Comunidade Surda pela lei número 10.436 no ano de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 no ano de 2005. Libras é primeira língua dos surdos sinalizados, já que existe surdos oralizados e implantados. Desde ano 2011 a Educação de Surdos vem lutando pelo ENEM em Libras, a prova traduzida de português para Libras através pelos vídeos e uma correção especial das redações dos surdos quem têm a Língua Portuguesa como segunda língua. E este ano tivemos ENEM e

ESCOLA BILINGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO.

As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida. Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue  Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação. Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes que tinham bom conhec
Foto: Mariana Hora Nos dias de três a seis de dezembro aconteceu a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília, essa conferência é um espaço que participam as pessoas com deficiência como cadeirantes, deficiência física, deficiência intelectual, cegos, surdos e entre outras deficiências para discutir várias propostas de políticas em busca os seus direitos, na terceira edição da conferência estiveram mais de três mil pessoas, os delegados mesmos que votam nas propostas que eram mais ou menos 850. Essa conferência resultou a aprovação da proposta de Educação Bilíngue e outras propostas relacionada com os surdos também. Uso um relato da líder surda de Pernambuco que esteve na frente da terceira conferência e nas votações, Mariana Hora (07/12/2012). Foram discutidos vários temas por área: educação, esporte, cultura, lazer, moradia, transporte, saúde, trabalho, reabilitação, Justiça e Segurança Pública... esses temas foram discutidos em um gru