Pular para o conteúdo principal

ENEM 2017

Genteeeeeeeee!!!!

Viram o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio ENEM????

Eu AMEIIIIIIII!!!!!!!



 

No dia 5 de novembro de 2017 certamente ficará para história!!! Uma data histórica para Comunidade Surda, principalmente para área de Língua Brasileira de Sinais – Libras e Educação de Surdos. Houve a primeira prova em Libras aos candidatos surdos do ENEM e o tema da redação foi sobre a educação de surdos, foi o que mais gerou repercussão ao todo país brasileiro. Vale relembrar que Libras é língua oficial da Comunidade Surda pela lei número 10.436 no ano de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 no ano de 2005. Libras é primeira língua dos surdos sinalizados, já que existe surdos oralizados e implantados. Desde ano 2011 a Educação de Surdos vem lutando pelo ENEM em Libras, a prova traduzida de português para Libras através pelos vídeos e uma correção especial das redações dos surdos quem têm a Língua Portuguesa como segunda língua. E este ano tivemos ENEM em Libras, mas o que mais surpreendeu foi o tema da redação para TODOS candidatados. DESAFIOS PARA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDO NO BRASIL foi o tema da redação, certamente gerou uma forte polêmica para muitos, mas aos surdos, profissionais, pesquisadores e demais pessoas ligadas com a Educação de Surdos comemoram pois temos certeza que o tema vai “abrir portas” em vários aspectos. Eu sou professora de Libras há mais de 10 anos, eu adorei receber notícias dos ex-alunos me agradecendo por ensinar eles e fizeram boa prova devido aos conhecimentos onde transmiti a eles antes. E uma vizinha minha me escreveu no facebook dizendo que se me conhecesse melhor ela iria gabaritar melhor a provam viu só? Libras precisa estar em todos os lugares, com toda certeza do mundo que o tema da redação trouxe uma visibilidade maior sobre surdos. Eu particularmente achei demais o tema, fiquei muito feliz e orgulhosa demais, trouxe uma possibilidade para muitos conhecerem sobre a educação de surdos e Libras. Segue umas fotos das provas em Libras do Enem 2017. 

DVD das provas em Libras para candidatos surdos. Enem 2017. Imagens reproduzidas por candidata surda Sabrina Louback 





A Sabrina Louback, de Nova Friburgo/RJ ficou muito satisfeita com as traduções das provas do Enem deste ano. Sentiu-se esclarecida nas questões da prova. Foi bem tratada no dia da prova, teve intérpretes de Libras. Teve uma sensação ótima ao notar o tema da redação, um tema tão familiar. Pela primeira vez no Enem, para ela foi um momento certo para escrever a redação com o tema que articula com a sua vida, ela é surda. 

Eu não contive lágrimas de orgulho!!!!! Meus amigos surdos fizeram traduções para a prova do Enem aos surdos. A primeira é a Marianne Rossi Stumpf, a minha orientadora do doutorado!!!! Quanto orgulho!!!! Depois tem o Rodrigo Rosso, Rodrigo Machado e Ana Regina Campello, grandes mestres surdos! A Ana Regina Campello foi uma das fundadoras da FENEIS e esteve na frente dos processos pelas provas em Libras do Enem. 

O movimento surdo do Brasil tem muitos anos, muitos anos. Todos os anos temos lutado pelas melhorias na área de educação de surdos. A Educação de Surdos do Brasil se deu início em 1857, sim em 1857 em Rio de Janeiro/RJ, este ano completou 160 anos de fundação da primeira escola para surdos do Brasil a renomada INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos. De lá para cá passaram fases diferentes de ensino/metodologia, oralismo, comunicação total (dava atenção aos aparelhos auditivos, fala e escrita ao mesmo tempo usando língua de sinais) e atualmente trabalhamos com bilinguismo que trabalha Libras como língua de instrução e língua portuguesa na modalidade escrita. Em 2011 INES foi ameaçada ser fechada pela secretaria de educação especial do Ministério de Educação/MEC, ali começou uma nova página de história do movimento surdo, teve o maior movimento surdo do Brasil levando mais de 4 mil pessoas para Brasília recusando o fechamento do INES e mostrar que a Cultura Surda existe mesmo porque a secretaria de educação especial ressaltou que “O seu ponto de vista da educação inclusiva que o MEC não acredita que a condição sensorial institua uma cultura. As pessoas surdas que estão na comunidade, na sociedade compõem a cultura brasileira. Nós entendemos que não existe Cultura Surda e que esse é um principio segregacionista. As pessoas não podem ser agrupadas nas escolas de surdos porque são surdos. Elas são diversas. Precisamos valorizar a diversidade humana.” Por Martinha Claret, Diretora de Políticas Educacionais Especiais do MEC (Revista da FENEIS número 40, p 23, 2011). 4 mil pessoas estiveram em Brasília para resistir e não deixar as escolas de surdos fecharem. Neste meio do movimento foi criado o Relatório sobre Política Linguística de Educação Bilíngue – Libras e Língua Portuguesa, neste relatório pede uma avaliação institucional ao ENEM e provas acessíveis. Houve várias denúncias ao ENEM para promover prova em Libras do Enem e Ação Judicial por Enem em Libras com apoio do advogado Bruno Meirinho, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos sempre esteve na frente na gestão da Ana Regina Campello. O processo foi encaminhado ao Ministério Público pela FENEIS que determinou que as provas houvesse as traduções em Libras, foi uma batalha longa e vitoriosa. Segue o vídeo que o advogado Bruno explica o processo com tradução do Jonatas Medeiros.







A docente do INES, a Dra. Patrícia Luiza Rezende era diretora de políticas educacionais usou toda sua garra para que o movimento surdo continuasse com a resistência pelo ENEM sem desistir de nada. Na sua timeline ela explode de emoção sobre a prova em Libras do Enem;


Vale relembrar que a Patrícia esteve na frente do Movimento Surdo pelas Escolas Bilíngues para Surdos de 2011, mesmo não estando no cargo de diretora ela ainda luta e cobra pela Educação Bilíngue para Surdos. Ela conseguiu reunir 4 mil pessoas para Brasília, maio de 2011, um grande marco para a história do movimento surdo brasileiro. Digo que ela soube trabalhar em equipe, por isso tanto o sucesso! 

As lutas não pararam até realizar os pedidos dos surdos, ontem teve prova em Libras e mais a redação sobre Educação de Surdos!!! Parece um sonho, mas é de realidade! Além da prova em Libras e o tema da redação sobre Educação de Surdos, teve três questões sobre feminismo. Eu amei! Amei!

Eu sou feminista com muito orgulho! Estou no caminho certo!



Foi muito emocionante ver os surdos felizes com as provas em Libras e ficaram emocionados quando viram o tema da redação. E alguns ouvintes também comemoram. Mas houve polêmicas chatinhas das pessoas que não gostaram do tema, ferrou e daí? Vão aprender Libras agora!! Nunca é tarde queridos!



Entenderam? Haha!

São muitas matérias de jornais sobre o tema da redação, grande repercussão! O programa global “O Encontro com a Fátima Bernardes” teve participação de um surdo que fez a prova do Enem superfeliz e ficou seguro com a  prova. 


Programa da Fátima Bernardes - Sobre o tema do Enem 2017


Posto alguns depoimentos de pessoas de referência da Educação de Surdos, depoimentos foram postados no Facebook em modo público. São milhares, selecionei alguns.



 
Ronice Quadros, pesquisadora e professora da UFSC emocionada com o tema da redação do Enem 2017. Uma das responsáveis pela criação do Letras/Libras, grande Ronice!



[...]Por que a Libras é única forma que criança possa aprender a escrever melhor quando tem família que incentiva e usa a Libras. Por exemplo, eu sou surdo e minha família também é surda (meu pai, minha mãe, meu irmão, meus tios e meus primos), eles não conseguem escrever melhor do que eu, porque eles não tinham o acesso à Libras nas escolas na época, mas eu tive esse acesso, eu aprendi a Libras desde nasci.[...] Por Fabiano Bertoluci 

Obrigada Fabiano!!!!


AGORA VAMOS VER AS PÉROLASSSSSSS


16 PÉROLAS da REGIANE LUCAS

1 - Surdo-mudo, ou simplesmente mudos ou mudinhos
2 - Linguagem de sinais
3 - Mímica, gesto
4 - Portador de necessidades especiais
5 - Surdos que se comunicam em Braile
6 - Língua brasileira de sinais é universal
7 - Libras não permite o pensamento abstrato
8 - Intérprete de Libras precisa ensinar o surdo na escola, ficar ao seu lado para ajudá-lo a escrever!
9 - Surdo é nervoso
10 - seria importante eles aprenderem português para escrever no papel já que é mais fácil e amplia demais a comunicação deles.
11 - hoje tem muito tratamento, a tecnologia está avançada, tem vários aparelhos auditivos.
12 - é lamentável que a pessoa que faz os gestos resuma o assunto, aí eles perdem boa parte da informação.
13 - a sociedade precisa aprender o alfabeto em Libras para se comunicar com os surdos
14 - para se comunicar, os surdos precisam fazer leitura labial e precisamos falar de frente para eles
15 - Não custa nada o intérprete ajudar o aluno surdo na hora da prova, afinal ele não sabe escrever direito.
16 - Os surdos precisam estudar junto com as pessoas normais



Pérolas mais que Pérolas mesmo!!!! Tenho dó dos professores que corrigirão as redações!!



 
Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, pesquisadora e docente da UFSM e minha orientadora do meu mestrado (2011/2013) posta uma foto do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos na sua timeline do facebook feliz com a novidade do Enem. Gipes é muito importante para a Educação de Surdos.


Caxiense Tainá Borges fez um vídeo reforçando a importância do tema da redação do Enem 2017. Ficou bastante surpresa e feliz!!! Realmente seria muito importante ter Libras em todas escolas, independentemente ter aluno surdo ou não. Comemoração isso sim!!!!! 







Sei que é muita coisa aqui, mas vou ter que terminar por aqui com um vídeo arrepiante de uma professora surda de Belém do Pará a Pâmela Matos que devolve a sua mágoa para ex professora que desmoralizou o tema da redação através pelo vídeo no seu facebook.

 


Gratidão a todos que lutaram juntos por uma Educação de Surdos mais justa e mais visível. 
Acessibilidade é um direito nosso, deveria ser natural respeitando todas diferenças.


 Vale ressaltar que o movimento surdo não começou só em 2011, o movimento surdo do Brasil tem mais de 100 anos, desde da fundação da primeira escola de surdos do Brasil.

Carilissa Dall'Alba 









Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLA BILINGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO.

As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida. Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue  Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação. Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes que tinham bom conhec

O Lançamento do documentário "Inclusão, Educação Ideal?"

O Lançamento do documentário "Inclusão, Educação Ideal?" O CARTAZ Hoje em dia, estamos na contemporaneidade, o tempo que nos ocupa muito e acabamos nos esquecendo de um monte de coisa. Eu, com vida muito agitada e morando na nova cidade, muitas viagens profissionais e acabei deixando o blog de lado. Mas, nunca vou deixar de escrever aqui e compartilhar as notícias. Vou escrever como foi o evento acontecido no Festival de Cinema de Gramado com lançamento do documentário que relata sobre a Inclusão Escolar dos alunos surdos.  O evento foi realizado no dia 16 de agosto de 2014 na Câmara Municipal da cidade gaúcha, Gramado, que fica na serra. Foram muitos participantes, eu posso estimar umas 250 pessoas que lotaram o auditório da Câmara Municipal e afirmo que foi um dia muito marcante para a Cultura Surda. Tivemos o lançamento do documentário intitulado “Inclusão, Educação Ideal?” que foi feito pelos alunos do Ensino Médio da Escola Helen Keller, localizada na cid