Pular para o conteúdo principal

ESCOLA BILINGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO.


As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida.

Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue  Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação.

Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes que tinham bom conhecimento da Língua de Sinais e a Educação de Surdos com instrutores de Libras. (Na época os professores surdos eram reconhecidos como instrutores, graças a lei 10.436, atualmente podemos ser reconhecidos como professores),

Com quatro anos de idade tive o primeiro professor surdo que foi um grande exemplo e inspiração para mim. Os professores ouvintes que se esforçavam para que os alunos surdos pudessem aprender a Língua Portuguesa sem trazer prejuízos a primeira língua de surdos, a Língua de Sinais.

Com cinco anos, meus pais me matricularam numa escola regular, particular e bem renomada em Caxias do Sul, onde minhas irmãs que são ouvintes também estudaram. O objetivo de meus pais foi verificar se eu me adaptaria na nova escola, porque eu era a única da minha turma no Helen Keller que sabia escrever, falar e fazer leitura labial. Na escola de ouvintes eu fiquei isolada, e mesmo com cinco anos, já tinha pleno domínio da Língua de Sinais. Foi então que chegamos à conclusão que não iria me adaptar na escola de ouvinte e fiquei na escola de surdos.   

Estudar numa escola de surdos com outros surdos é algo fantástico e uma experiência única, o que ajuda a construir uma Sociedade de Surdos ainda mais forte. É um direito de toda criança surda ter a oportunidade de conhecer a riqueza da Língua de Sinais e criar a sua identidade surda.

Crianças surdas que são incluídas em escolas regulares é um processo muito difícil. A maioria não consegue se adaptar e são poucos que conseguiram ter sucesso em escolas de inclusão. Conheci muitas escolas de inclusão e seus alunos surdos, com vários relatos dos mesmos que não estão felizes e satisfeitos e que gostariam de estudar numa escola para surdos. Quando olho aos olhos das crianças surdas que estudam na escola inclusiva eu já sei as respostas...

Tive grandes professores que marcaram minha vida escolar, entre eles, Mônica Duso, Isabel Sirtori, Carlos Skliar, Ronice Quadros e tantos outros. Destaco também a fonoaudióloga Terezinha, com quem aprendi a leitura labial e a escrever. Na escola aprendi a me tornar independente e desenvolvi uma liderança, buscando os direitos e uma educação de qualidade a todos os surdos.

Orgulho-me muito em ser professora da Língua de Sinais para surdos e ouvintes e de Língua Portuguesa para surdos, mas, a minha primeira língua é a Língua de Sinais, a qual amo muito e incentivo as crianças surdas a terem as mesmas oportunidades. Sei que ainda tenho muito a aprender na Língua Portuguesa, estou sempre buscando aperfeiçoar a minha ortografia e gramática.

A minha aquisição da Língua Portuguesa foi espontânea, com a fonoaudióloga, na escola e principalmente em minha casa, onde meus pais e irmãs me incentivaram muito nas leituras e fixavam cartazes com letras, verbos e palavras novas nas paredes da casa. Havia sempre gibis, revistas e jornais, então a prática de leitura era sempre constante. Na escola, numa prova de verbos, meu resultado foi ruim, e para me ajudar, minha irmã mais velha criou os cartazes com verbos e colou na parede da cozinha. Conclusão: fiz novamente a prova, tirei a melhor nota da turma. A minha irmã do meio fez pós em Educação de Surdos e trabalhou como professora de Português para surdos durante algum tempo.

Atualmente estou na ativa nos movimentos de educação bilíngüe para surdos, uma causa justa e dedico meu tempo e energia aos movimentos porque entendo perfeitamente como é estudar numa escola somente para surdos. Tive grandes apoios e incentivos dos professores e de minha família também. Meus familiares participaram ativamente e sempre estiveram presentes, sendo que meus pais foram presidentes do Conselho de Pais e Clube das Mães. Em minha opinião é fundamental os pais estarem presentes na escola dos filhos, independentes de serem surdos ou ouvintes.

O apoio familiar é algo muito importante além da escola. Não somente pelos apoios da escola e da família, e sim porque eu quis lutar e me esforçar para dar sempre o melhor de mim. Meu mérito for ser uma criança muito ativa, feliz e curiosa, sempre procurando saber sobre tudo e sobre todos. Minha família sabia se comunicar comigo com a Língua de Sinais e com a leitura labial também, mesmo que todos os meus familiares fossem ouvintes, eu nunca era deixada de fora. Tenho uma grande prima que andou comigo toda a nossa infância e que sabe a Língua de Sinais e foi meu porto seguro em algumas ocasiões. 

A minha mãe, que admiro muito por ser uma mulher batalhadora e mesmo com poucas oportunidades de estudo, sempre me incentivou para concluir meus estudos e realizar meus sonhos. Certa vez uma vizinha perguntou a ela porque ela cantava para eu dormir se eu não ouvia, e ela respondeu: “cantei para minhas duas filhas ouvintes e canto para a Carilissa também porque é minha filha”. Isso mostra a mãe que tenho que nunca me tratou diferente das minhas irmãs mais velhas.

Minha mãe sempre me falou que eu valia por cinco crianças, era inquieta, sempre curiosa, e ficava irritada quando não entendia os diálogos na televisão. Minha mãe sempre me interpretava tudo que era exibido na TV, até que um dia ela se cansou e fez um acordo com minhas irmãs e pai: cada dia um deles me interpretava até que eu conseguisse fazer a leitura labial pela TV, e uns 10 anos depois vieram as legendas, um movimento que eu ajudei bastante pela campanha “Legendas para quem não ouve, mas se emociona!”.

Durante minha infância tive muitas crises de asma, o que me fazia ser hospitalizada muitas vezes. Meus professores iam ao hospital entregar as atividades para que eu pudesse estudar e não perder o ano. Graças ao apoio dos professores que tive nunca repeti um ano. Isso me fez desenvolver um grande afeto e carinho por eles, os quais eu considero como uma parte de minha família e no qual ainda hoje mantemos contato, depois de tantos anos.

Meus pais aprenderam a Língua de Sinais quando eu tinha quatro anos de idade, porque se sentiam excluídos, quando meus amigos surdos iam à minha casa, e só nos comunicávamos com a Língua de Sinais. Minha mãe sofre de reumatismo, o que dificulta sua habilidade em usar as mãos com a Língua de Sinais, mas mesmo assim ela nunca me deixou de fora, e o meu pai é um homem com grande conhecimento cultural. Quando eu era criança, meu pai me apresentava tudo e me levava a vários lugares onde eu aprendia os nomes das coisas, e ele incansável, sempre repetia os nomes em Língua de Sinais e em Português.

Minha filha Sofia tem quatro anos de idade e sabe a Língua de Sinais. Por passar mais tempo com ele, ela aprende mais com meu pai e com a minha mãe também, do que comigo. Certa vez na escolinha, onde ela estuda, numa aula de inglês, a turma aprendeu os nomes dos animais em inglês e ela ensinava os sinais de animais aos colegas, o que me deixa toda orgulhosa e imensamente feliz!

Ah, me empolgo demais escrevendo sobre mim e acho que termino por aqui, senão fica parecendo um livro, risos...

Finalizo: ESCOLA BILÍNGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO. 



Duas primeiras fotos, eu com a minha Língua de Sinais e a foto maior a minha festa de 3 anos na Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, já fazia parte da sociedade! Baita orgulho! 

Comentários

  1. Ainda não tenho leituras consubstanciais sobre o tema, assim como a maioria das pessoas inseridas na sociedade ouvinte em que nos encontramos. No entanto, é necessário nos atermos aos contextos bi/multilíngues de minorias para que o mapa da educação nesses cenários seja desvelado, venha à superfície e possa ter visibilidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querida, tinha vontade ler alguém blog então entrei li seu blog me emocionei tudo é fato porque já convivência com contigo desde infância, adolescente e atual.. Tu merece!
    Também parecida história eu e outros surdos sofre por causa comunicação principalmente infância por causa não tem legendas imagina os primos não usava língua de sinais como brincar? É complicado como primos capazes apronta muita coisas algumas surdos aconteceu e outros não. Por isso que nós crescemos juntas mesma escola aprendemos muito com bilingue me deu transformou nova identidade como nós somos! Agora tu é mestrada e eu formada isso signfica?? coragem de estudar não desistimos NUNCA!!! Grande abraço com carinho aqui é a Jaqueline Zanchin Fetter

    ResponderExcluir
  4. Exatamante a força nos torna o que somos hoje! Apoio dos colegas como nós duas! Uma é modelo de uma outra! Valeu!!!! Parabéns para nós duas pois trilhamos passos inpossiveis antes e hoje vimos que são possiveis!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM 2017

Genteeeeeeeee!!!! Viram o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio ENEM???? Eu AMEIIIIIIII!!!!!!!   No dia 5 de novembro de 2017 certamente ficará para história!!! Uma data histórica para Comunidade Surda, principalmente para área de Língua Brasileira de Sinais – Libras e Educação de Surdos. Houve a primeira prova em Libras aos candidatos surdos do ENEM e o tema da redação foi sobre a educação de surdos, foi o que mais gerou repercussão ao todo país brasileiro. Vale relembrar que Libras é língua oficial da Comunidade Surda pela lei número 10.436 no ano de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 no ano de 2005. Libras é primeira língua dos surdos sinalizados, já que existe surdos oralizados e implantados. Desde ano 2011 a Educação de Surdos vem lutando pelo ENEM em Libras, a prova traduzida de português para Libras através pelos vídeos e uma correção especial das redações dos surdos quem têm a Língua Portuguesa como segunda língua. E este ano tivemos ENEM e

O Lançamento do documentário "Inclusão, Educação Ideal?"

O Lançamento do documentário "Inclusão, Educação Ideal?" O CARTAZ Hoje em dia, estamos na contemporaneidade, o tempo que nos ocupa muito e acabamos nos esquecendo de um monte de coisa. Eu, com vida muito agitada e morando na nova cidade, muitas viagens profissionais e acabei deixando o blog de lado. Mas, nunca vou deixar de escrever aqui e compartilhar as notícias. Vou escrever como foi o evento acontecido no Festival de Cinema de Gramado com lançamento do documentário que relata sobre a Inclusão Escolar dos alunos surdos.  O evento foi realizado no dia 16 de agosto de 2014 na Câmara Municipal da cidade gaúcha, Gramado, que fica na serra. Foram muitos participantes, eu posso estimar umas 250 pessoas que lotaram o auditório da Câmara Municipal e afirmo que foi um dia muito marcante para a Cultura Surda. Tivemos o lançamento do documentário intitulado “Inclusão, Educação Ideal?” que foi feito pelos alunos do Ensino Médio da Escola Helen Keller, localizada na cid