Pular para o conteúdo principal





             Nos dias 19 e 20 de maio do ano corrente houve a maior manifestação Surda na história Surda Brasileira! Foram dois dias de manifestações, muita garra, muita vontade, muita gritaria, muita emoção, muita alegria, muita força enfim muita luta,  só descrevi as qualidades, mas houve momentos tristes, não vou escrever aqui pois vai virar um texto tão longo. A manifestação teve o objetivo de defender a educação bilíngüe para surdos e a luta continua. A manifestação aconteceu na capital brasileira, Brasília, é claro o distrito federal.  Senti muita emoção, mas muita mesmo de estar dentro da manifestação e foi um prazer imenso ser líder regional no movimento em Brasília, ali eu como líder consegui reunir os surdos de meu estado, o Rio Grande do Sul ao movimento em Brasília e estiveram nas manifestações mais de 4 mil pessoas, surdas, ouvintes e simpatizantes de comunidade surda de todo Brasil. Antes de ir a Brasília, foram quase um mês de organização quase tudo pela rede social, o facebook, o impressionante foi ver a força de vontade das pessoas a organizarem o movimento no facebook, as pessoas eram de todo Brasil e houve muita união no facebook e pessoalmente também. Em umas horas eu pensei que o movimento surdo vem acontecendo pouco desde chegada de internet, mas acho que estou enganada e fiquei muito feliz ao ver que a internet foi o suporte para a organização da manifestação mais importante da história Surda. No primeiro dia houve uma reunião no senado, os senadores e deputados foram simpáticos com a gente (surdos, ouvintes e simpatizantes à defesa de educação bilíngüe aos surdos), a sala foi lotada estava bem lotada mesmo, tinha pessoas sentadas no chão e de pé também, todos os aplausos eu ganhava lagrimas de emoção (quem me conhece, sou difícil de chorar risos..) os aplausos eram bem barulhentos e gostosos de sentir aquela vibração calorosa do povo surdo. Na noite do dia 19 houve uma reunião na frente do Palácio de Planalto, todos acenderam as velas e ficamos uns minutos, é uma mostra que estávamos lutando pela educação bilíngüe aos surdos, falando sobre a educação bilíngüe eu tive oportunidade de ter a educação bilíngüe na toda minha educação básica na escola de surdos na minha cidade Caxias do Sul. No segundo dia aconteceu a maior verdadeira manifestação surda, primeiro aconteceu uma passeata, na fila tinha de grupos de estados diferentes, cada estado segurava a sua bandeira estadual e muitas faixas mostrando a defesa pela escola bilíngüe aos surdos. Depois de passeata, houve momento cultural tinha surdos que mostraram os seus talentos, teatro, piadas, poesias e no finalzinho, uma menina de 9 anos surda, chamada de Ana Luiza emocionou todos, no alto carro elétrico ela sinalizou para todos que quer uma educação bilíngüe para ela e para todos porque a inclusão não está fazendo bem para ela nem para os colegas surdos. Uma frase que me emocionou muito “eu sou surda, os meus colegas ouvintes me falaram que sou surda não sou capaz, mas eu sei que sou capaz, por favor, quero educação bilíngüe para mim, quero estudar com surdos, por favor,”, uma menina só de nove anos sinalizar isso é demais muito demais mesmo, agora eu aqui emocionada novamente. Para finalizar o maior movimento surdo tivemos deliciosa janta numa pizzaria para comemorar o aniversário de minha amiga muito querida, Mariana Siqueira e também comemorar o sucesso do movimento. A Luta continua, tem estados que são ameaçados para que as escolas de surdos sejam fechadas. POVO AVANTE, A LUTA CONTINUA E PODEM ME CONTAR SEMPRE. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM 2017

Genteeeeeeeee!!!! Viram o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio ENEM???? Eu AMEIIIIIIII!!!!!!!   No dia 5 de novembro de 2017 certamente ficará para história!!! Uma data histórica para Comunidade Surda, principalmente para área de Língua Brasileira de Sinais – Libras e Educação de Surdos. Houve a primeira prova em Libras aos candidatos surdos do ENEM e o tema da redação foi sobre a educação de surdos, foi o que mais gerou repercussão ao todo país brasileiro. Vale relembrar que Libras é língua oficial da Comunidade Surda pela lei número 10.436 no ano de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 no ano de 2005. Libras é primeira língua dos surdos sinalizados, já que existe surdos oralizados e implantados. Desde ano 2011 a Educação de Surdos vem lutando pelo ENEM em Libras, a prova traduzida de português para Libras através pelos vídeos e uma correção especial das redações dos surdos quem têm a Língua Portuguesa como segunda língua. E este ano tivemos ENEM e

LEGENDA NACIONAL EM GRAMADO 2014

LEGENDA NACIONAL EM GRAMADO DIA? 16 de agosto  ONDE? Em Gramado, no Teatro Elisabeth Rosenfeld HORA? 14hs a 18hs Maiores informações no vídeo. 

ESCOLA BILINGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO.

As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida. Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue  Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação. Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes que tinham bom conhec