Pular para o conteúdo principal

REATECH em São Paulo - SP


      
Nos dias 14 a 18 de abril de 2011 tive oportunidade de conhecer a feira de acessibilidade aos deficientes em geral em São Paulo, REATECH. O principal motivo de eu ir à feira é buscar informações e conhecimentos para minha futura pesquisa do Mestrado  e é um assunto bem relacionado. Fui à feira com meus amigos Caxienses Andiara, Letícia e Vinicius que foram ótimos meus colegas de viagem, muito bom tê-los na viagem e acompanhar as novidades juntos, levamos conosco as novidades da feira para nossa cidade Caxias e pro estado também.  Bom eu vou falar um pouco da feira REATECH, é uma feira que existe há dez anos e é realizada sempre em São Paulo e o objetivo da feira é dar as melhorias do dia-dia aos deficientes em geral. Havia muitas pessoas, mas muitas mesmo me senti “grande” lá e até comentei isso aos meus amigos é como um surdo na Festa da Uva (a maior festa da Serra Gaúcha) se sentindo minoria e eu me senti maioria na feira REATCH porque sabiam como eu sou, surda e as minhas habilidades.  Havia muitas adaptações aos deficientes fiscos e poucas para pessoas surdas, aí fiquei pensando muitas coisas que estão faltando ainda aos surdos na vida-vida principalmente no turismo, pois eu e meus colegas de viagem ficamos num hotel bem conceituados de São Paulo não havia nenhuma adaptação aos surdos, mas o curioso é que fizemos a reserva para teremos quarto especial que o hotel dispõe aos deficientes e ficamos no quarto especial mesmo só para ver como era o seu funcionamento, mas infelizmente nenhuma adaptação aos Surdos, por exemplo, o hotel está pegando fogo e avisa no rádio do prédio pedindo os hospedes descerem com urgência ou não usarem os elevadores e os surdos? Dormindo no quarto, que situação séria! A Solução seria um painel no quarto com legendas para avisos importantes do hotel com luzes pisca-pisca apara acordar os surdos também uma companhia com luz na porta no lado de fora para que os funcionários do hotel para chamar os surdos para qualquer coisa, por exemplo, levar os lanches ou um presente. Outra adaptação importante durante na viagem, no avião, sempre há avisos no alto som e os surdos ficam com os olhos curiosos ás vezes preocupados e seria grande solução se o avião tivesse painel com legenda avisando tudo o que está passando no som e nos ônibus também, no ônibus sempre tem uma parada para fazer lanche e sempre os surdos não sabem quantos minutos de intervalo, a solução seria no painel avisando isso. Bom, sobretudo adorei a feira eu cheguei a conhecer mais um pouco sobre as pessoas com deficiência fora a surdez é claro e amei conhecer o cão-guia que é um amor e um gênio! Em Caxias do Sul terá a primeira edição de Reatech no mês de novembro, aguardem que eu vou postar aqui mais detalhes.  Até próxima. Abraços Carilissa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM 2017

Genteeeeeeeee!!!! Viram o tema da redação do Exame Nacional de Ensino Médio ENEM???? Eu AMEIIIIIIII!!!!!!!   No dia 5 de novembro de 2017 certamente ficará para história!!! Uma data histórica para Comunidade Surda, principalmente para área de Língua Brasileira de Sinais – Libras e Educação de Surdos. Houve a primeira prova em Libras aos candidatos surdos do ENEM e o tema da redação foi sobre a educação de surdos, foi o que mais gerou repercussão ao todo país brasileiro. Vale relembrar que Libras é língua oficial da Comunidade Surda pela lei número 10.436 no ano de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 no ano de 2005. Libras é primeira língua dos surdos sinalizados, já que existe surdos oralizados e implantados. Desde ano 2011 a Educação de Surdos vem lutando pelo ENEM em Libras, a prova traduzida de português para Libras através pelos vídeos e uma correção especial das redações dos surdos quem têm a Língua Portuguesa como segunda língua. E este ano tivemos ENEM e

ESCOLA BILINGUE É A FORMA DE EDUCAÇÃO IDEAL PARA O SURDO.

As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida. Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue  Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação. Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes que tinham bom conhec
Foto: Mariana Hora Nos dias de três a seis de dezembro aconteceu a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília, essa conferência é um espaço que participam as pessoas com deficiência como cadeirantes, deficiência física, deficiência intelectual, cegos, surdos e entre outras deficiências para discutir várias propostas de políticas em busca os seus direitos, na terceira edição da conferência estiveram mais de três mil pessoas, os delegados mesmos que votam nas propostas que eram mais ou menos 850. Essa conferência resultou a aprovação da proposta de Educação Bilíngue e outras propostas relacionada com os surdos também. Uso um relato da líder surda de Pernambuco que esteve na frente da terceira conferência e nas votações, Mariana Hora (07/12/2012). Foram discutidos vários temas por área: educação, esporte, cultura, lazer, moradia, transporte, saúde, trabalho, reabilitação, Justiça e Segurança Pública... esses temas foram discutidos em um gru