Gente, estava sem tempo para fazer um novo post aqui. Hoje acordei cedo o dia está lindo, estou em Santa Maria onde estudo mestrado na Universidade Federal de Santa Maria e um chimarrão feito na minha frente digitando aqui no meu blog. As fotos postadas aqui foram tiradas na minha formatura realizada no mês passado no dia vinte e seis, a formatura simplesmente foi linda, eu ameiiii e até hoje me sinto a emoção arrepiar nos meus braços de só lembrar uns momentos. Já sinto falta dos meus colegas, das aulas e das viagens, todas viagens tem histórias para serem contadas pois era de van com 11 colegas, altos papos e muitas risadas. A organização de formatura foi intensa, tinha noites que mal dormia de tanta preocupação e ansiedade, duas vezes fiquei atacada de asma e precisei ir ao ponto socorro para ser medicada, quando fico muito ansiosa ataca a asma risos... aconteceu isso também na véspera da festa dos meus 15 anos. Graças a Deus a formatura estava perfeita, linda, maravilhosa e muita festa, o baile foi bem animado, quase todo mundo se fantasiou e parecia um pré-carnaval pois na semana seguinte vinha o carnaval. Lá estavam meus maravilhosos pais, minhas irmãs, minha sobrinha, minha filha, meus primos, meus tios, meus padrinhos, meus amigos, minhas melhores professoras do HK, enfim ao ver eles na minha formatura foi emocionante e maravilhoso, ao pegar o meu canudo houve os melhores aplausos da colação, eram dos meus convidados (as pessoas que mencionei em cima) eles fizeram uma faixa em minha homenagem, com luzes piscas e mãos enorme brancas (foto cima), senti muito amada por eles e sempre digo a todos é importante valorizar as pessoas, é com eles que podemos compartilhar os momentos importantes. Minha filha Sofia foi linda, se apaixonou pelo canudo e pelo chapéu de formatura e só correu na pista de dança, estava faceira quanto a mãe. Bom, agora uma nova etapa pra minha vida, o mestrado em Boca do Monte, Santa Maria as aulas já começaram e estou gostando muito, apaixonada mesmo pelas aulas pois na minha faculdade foi à distância só tive contatos com os professores pela internet e agora tenho professores presencias, que é mais gostoso. Escolhi investir o meu mestrado na UFSM com a orientadora Márcia Lunardi-Lazzarin, já tive primeiras aulas com ela e estou tendo uma visão melhor sobre surdos em geral, educação, vida, trabalho, inclusão etc. Sou primeira surda a fazer mestrado da minha região, a Serra Gaúcha (minha convicção às vezes fala alto). Quando tiver alguma novidade posto aqui, continuem acompanhando o meu blog e vou tentar atualizar com mais freqüência.
As novidades sobre as atuais escolas bilíngues para surdos e as que virão ser abertas em breve aqui no Brasil pelo Movimento Surdo que luta pelas escolas bilíngues me emociona bastante, parece que volto a mexer no baú da minha vida. Hoje tenho 27 anos e tive a oportunidade de estudar numa escola bilíngue Durante meu período escolar sempre me foi oferecido a oportunidade de aprender a Língua de Sinais presente e a Língua Portuguesa simultaneamente. Ambos os aprendizados foram devidamente valorizados, o que nunca me acarretou problemas de comunicação. Com apenas oito meses de idade ingressei na escola Helen Keller, de Caxias do Sul, uma grande referência educacional em todo o Brasil por ser uma das primeiras escolas bilíngue do país. Fiz deste o primário, passando pelo ensino fundamental e conclui com o ensino médio no Helen Keller, num total de 17 anos. Considero a escola uma segunda casa para mim, onde fiz boas amizades, tive ótimos professores ouvintes qu...
Linda, amei seu texto até senti emoção também! Você fez sua parte é luta chegou vitoria que seu sonho mas ainda não terminou mas vai ter terminar? Nunca! Toda a vida sempre estudo até nunca fim.
ResponderExcluirParabéns!
sua melhor amiga-irmã
Jaqueline